Dica de Viagem: Gramado-RS

Hoje é dia de falar de uma das minhas maiores paixões: viajar! Ainda não tinha contado a vocês o quanto viajar me faz bem e acho que é por isso mesmo que todo mundo tem que ter lua de mel, nem que seja uma rapidinha ali numa praia do litoral mais próximo.

Em 2012 conheci alguns lugares muito especiais, dentre eles um para o qual, com certeza, eu vou voltar: GRAMADO-RS!gramado_portico

Gente, eu não sou casada, mas me senti em plena lua de mel, quão mágica a atmosfera que nos envolve naquele lugar! Eu e Diego parecíamos duas crianças felizes descobrindo aquele pedacinho de Brasil.

Primeira dica que eu dou é: programe bem sua viagem. Comprei minhas passagens por milhas, com exatos 3 meses de antecedência, e consegui uma promoção excelente, (04 mil, cada trecho! Mamata, hein?), resolvida a parte aérea, hora de providenciar: translado, hospedagem e pacotes de passeio.

O translado é importante, por que Gramado fica a em média 02 horas de POA, e eu só aconselho alugar carro a quem já conhece bem a região, porque a estrada é bem complicada, sem falar da serração em alguns horários da noite e da manhã.

Fiquei hospedada no Hotel Glamour da Serra e adorei a escolha da minha agente de viagens (Margareth, Pinheiro Turismo, Barra), pois ela cumpriu o prometido: ótimo custo/benefício. O hotel é uma graça, o quarto tinha o conforto necessário para o bom descanso e um café da manhã cheio de quitutes deliciosos.

No nosso pacote tínhamos seis dias e cinco noites, optamos por três dias de passeio com a agência local (a escolhida pela minha agente foi a BROCKER, que é EXCELENTE, super recomendo!) e dois dias livres e as noites foram todas livres.

Primeiro dia, como chegamos de madrugada, nosso programa foi dormir até mais tarde e caminhar pela cidade. Compramos numa galeria próxima ao palácio dos festivais (saindo da Rua coberta, em frente ao cinema, vira a direita na Av. Borges de Medeiros) tíquetes para o Super Carros (se Diego não andasse na Ferrari, morria! rs), Hollywood Dreams (um museu de cera, não é um Mme Tussauds, mas eu gostei bastante) e o Museu da Harley, saiu mais barato (todos por R$50,00) do que comprar cada um individualmente em cada ponto desses( de R$30,00 a R$60,00).

;

IMG_0597

O almoço foi em um restaurante a kg ao lado da Igreja de Pedra (Di Pietro, eu gostei muito da comida deles, o buffet era bastante variado), mas caso você prefira restaurantes a la carte, em frente ao Di Pietro tem um restaurante, super bem recomendado ( e com o preço muito bom também. Não recordo o nome, mas tem um “cara” sentado num barril de chopp logo na entrada, rs). Para o jantar a escolhida foi a Cantina Pastaschiutta – nunca comi uma massa tão boa na vida, pedimos um fettuccine com molho de mozzarella, tomate seco, rúcula e filé mignon, que estava maravilhoso. A carta de vinhos deles também é excelente.

Na categoria lanchonete, a Casa da Velha Bruxa ganhou meu coração para sempre. O sanduíche de frango e o crepe de doce de leite com sorvete de creme (o melhor de todo o mundo, amém, rs!) ficarão para sempre guardados na minha memória gastronômica.

Na categoria noite, tivemos uma grata surpresa ao descobrir que o Museu da Harley abre a noite e tem bar e música ao vivo. Só é preciso checar a programação pois eles só funcionam, salvo engano, quintas e sextas.

Na categoria founde – vale ressaltar que viajamos no inverno, mas duvido que se fossemos no verão não iríamos nos acabar no founde também, rs – o Le Chalet de La Founde não é um dos mais famosos da cidade à toa. Lá escolhemos a bendita “sequência de founde”, composta por founde de queijo, carne e chocolate (anota ai! e o de Carne é na pedra, ;)). Percebe o perigo? Nada fazer dieta em Gramado! Rs

20130110-092446.jpg

Aliás, chocolate é uma coisa que você vai encontrar no mínimo três opções a cada esquina. São dezenas de opções de chocolate artesanal e de qualidade espalhadas pela cidade. A marca Prawer, que inclusive vende na Casa da Velha Bruxa, é a marca mais sofisticada e por isso um pouco mais cara que as demais. Conheci a fábrica da Caracol, que fica próxima ao super carros, e que tem um chocolate quente ESPETACULAR! Detalhe, eles vendem o chocolate solúvel, é só adicionar leite quente e voilá, sua dieta foi embora em casa também! (Nós trouxemos uma caixinha, claro, rs!)

A vinícola visitada foi a MIOLO, eu adorei o passeio, com direito a parada para o almoço na Casa Borsoi. Diego se espalhou todo na loja e fez uma feira! De fato os preços lá valem a pena pois a gente comparou com alguns exemplares que já comprávamos aqui em SSA e todos estavam pelo menos 20% mais barato. A partir de um determinado valor a vinícola manda as suas compras por transportadora e não cobra frete por isso.

20130110-092451.jpg

Ponto turístico é o que não falta por lá. Tem o Mini Mundo (R$ 16,00), parque do caracol (R$ 12,00), lago negro (entrada franca, só paga se quiser andar de pedalinho), tour alemão – visita a aldeia do imigrante, passeio de Maria Fumaça (o preço depende, alguns pacotes vem incluso, na hora custa R$90,00, mas vale cada centavo!) partindo de Carlos Barbosa – A fábrica da Tramontina, inclusa no passeio, pode ser uma boa chance para adquirir bons produtos por preços melhores que das lojas de revenda. E essas são só algumas das opções.

20130110-092437.jpg

Bem eu sei que ficou grandinho, e eu ainda tenho tanta coisa pra contar, rs!

DSCN0791Na dúvida do que quer fazer procure informações de como chegar à Rua Coberta e à Av. Borges de Medeiros que com certeza vocês vão arrumar o que fazer por lá. A depender de onde estiverem hospedados vão andando, o clima da cidade é maravilhoso. Caso vocês não gostem de andar, vá até a recepção do hotel e peça indicação de algum restaurante, 99% dos restaurantes de Gramado tem o serviço de translado sem qualquer custo adicional!

Espero ter ajudado, qualquer dúvida ou dica que queiram compartilhar, é só falar!

PS: Esse post eu dedico à noivinha da semana, Erika Santana, que vai passar a Lua de Mel nesse paraíso Gaúcho, depois de eu tanto falar do quanto eu amei estar lá com o meu amor! Muita felicidade para vocês Kinha! =*

Beijos e até o próximo!

Gi

2 pensamentos sobre “Dica de Viagem: Gramado-RS

Deixe um comentário